O iniciante no ukulele tem muitas dificuldades e isso é normal no início. Dentre elas estão a troca de acordes, a batida e a hora certa de trocar os acordes. Essas são as barreiras iniciais para tocaras primeiras músicas. Depois disso vem o Mi maior e as pestanas. Mas vamos focar nas primeiras dificuldades.
Antes de aprender qualquer batida, o iniciante deve tocar só para baixo marcando a música, como se estivesse batendo palma cantando parabéns prá você. Só que ao invés de bater palma, você vai tocar para baixo. Logo depois você começa a treinar tocando para baixo e para cima. Depois disso você pode começar a treinar a batida pop, que é a mais usada. Com ela dá para tocar zilhões de músicas no ukulele.
No vídeo 4 do meu Mini Curso de Ukulele, você vai aprender o primeiro exercício que deve ser praticado.
Preste atenção no método para entender o tempo/compasso para a troca de acordes. É bem simples, basta você assistir ao tutorial e treinar uns minutinhos sempre que puder. O segredo para aprender a tocar qualquer instrumento musical é não ter pressa, fazer treinos específicos e ter persistência. Se o iniciante no ukulele colocar isso na cabeça, verá que alguns meses depois já vai estar tocando várias músicas. E aí? O que você está esperando? Bora começar?
Assista também:
Aula 1 – Os tipos de ukulele
Aula 2 – As partes do Ukulele
Aula 3 – Como afinar o Ukulele