No Brasil os modelos Soprano, Concert e Tenor são mais conhecidos. Eles costumam usar a mesma afinação. O Barítono é mais difícil de ser encontrado por aqui porque ele já é mais parecido com o violão e as pessoas preferem os menores justamente por caracterizar de longe que é um Ukulele.
Soprano
É o menor da família, porém tem o som mais característico de Ukulele. Usa afinação gCEA (High-G) e possui entre 33 e 35,5cm. Costuma ter apenas 12 casas e não é tão indicado para quem tem os dedos muito grandes.
Concert
Esse é o modelo mais recomendado pois ele já não é tão pequeno. Também usa a afinação padrão GCEA (High-G). Possui entre 38 e 40cm e costuma ter entre 15 e 18 casas.
Tenor
Se tiver uma boa construção, costuma ter um som mais encorpado. Esse modelo também usa a afinação gCEA (High-G), mas pode ser adaptado para DGBE usando um encordoamento especial. Seu tamanho varia entre 43 e 46cm.
Barítono
Pouco visto no Brasil, o maior da turma possui a afinação em DGBE, mas pode ser adaptado para GCEA (Low-G), usando um encordoamento específico. Possui entre 48 e 51cm.
Ubass
Sua afinação é EADG, exatamente como é a afinação de um contrabaixo tradicional. Ou seja, quem toca baixo pode adaptar-se rapidamente para o Ubass. Deve ser tocado com suavidade e o ideal é tocar amplificado.